É muito comum ouvir falar sobre as commodities no noticiário, principalmente em assuntos que envolvam importação/ exportação, bolsa de valores e cotação do câmbio. Porém, muitas pessoas desconhecem o que são as commodities. Se você faz parte deste grupo, siga na leitura e entenda melhor.
As commodities movimentam o comércio e o mercado financeiro em países agrícolas e minerais, afetam diretamente o andamento das bolsas de valores mundiais, interferindo na vida de milhares de pessoas.
O que são as commodities?
No sentido original, commodity tem relação com produtos que são produzidos com as mesmas características em qualquer lugar do planeta. Estamos falando aqui de grãos, de minério, metais, petróleo, gás natural, etc.
Como é possível ver, ao entender o que são as commodities, você perceberá que não vive sem elas.
Com a evolução do comércio internacional e do mercado financeiro, a definição ganhou sentidos adicionais. Além de padrões mundiais similares, as commodities precisam ter produção em larga escala, capacidade de estocagem, baixa industrialização e alto nível de comercialização.
Essas características diferenciam, por exemplo, alimentos perecíveis, que não podem ser estocados, de safras de grãos que podem ser embarcadas para outro lado do planeta.
As exportações precisam atingir um volume considerável para que o produto seja comercializado em larga escala. Dessa forma, as commodities podem ser definidas como bens primários com cotação internacional, como petróleo, soja, minério de ferro e café.
Os preços internacionais das commodities são definidos nas bolsas de mercadorias e futuros.
A maior bolsa do planeta desse tipo fica em Chicago, nos Estados Unidos, onde são definidas as cotações dos contratos futuros e de opções da maioria das commodities. No Brasil, a antiga Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) se fundiu com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em 2008. Em 2017, a BM&FBovespa mudou de nome e passou a chamar-se B3.
Nos contratos futuros, produtores buscam se proteger de variações bruscas de preços, e especuladores querem comprar barato para vender caro. No mercado de opções, os contratos perdem a validade (“viram pó”, no jargão financeiro) em algumas situações.
Quais são as principais commodities?
Agora que você já sabe melhor o que são as commodities, é hora de entender quais produtos são classificados desta forma. Confira!
- Suco de laranja;
- Arroz;
- Soja;
- Feijão;
- Milho;
- Açúcar;
- Algodão;
- Café;
- Alumínio;
- Minério de ferro;
- Etanol;
- Petróleo;
- Água;
- Madeira;
- Boi gordo.
Agora que você já compreende melhor o que são as commodities, aproveite também para ler: