De tempos em tempos, novas modas surgem e ampliam as oportunidades de trabalho para quem domina uma determinada técnica. Atualmente, a possibilidade de envelopamento de eletrodomésticos, como são os casos de freezers e geladeiras, faz com que muitas pessoas possam ter uma atividade profissional.
No passado, os tatuadores precisavam de poucas ferramentas para desenvolver seus trabalhos, o mesmo aconteceu com os profissionais de estética, depois com os aplicadores de insulfilm (para carros e residências) e milhares de outros segmentos.
Em comum, nestas áreas, o conhecimento de uma habilidade nova e com alta demande a necessidade de baixo investimento em equipamento para desempenhar a função.
Claro que para trabalhos maiores e ampliação da atividade é necessário investir em mais conhecimento e equipamentos de ponta. Isso é natural!
Agora, a grande sensação do momento é o trabalho de envelopamento de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos. Esta medida atende algumas necessidades da população:
- Personalização dos objetos com baixo custo;
- Ajuste na decoração sem necessidade de substituições;
- Proteção extra para preservação do bem.
Este tipo de trabalho de personalização de eletrodoméstico é feito a partir da escolha de materiais adesivos de cores sólidas, degradê, temáticos e outras milhares de opções.
O envelopamento de eletrodomésticos com o uso de materiais adesivos se intensificou nos últimos anos, já que antes era necessário recorrer a pintura para que o item ficasse da forma desejada.
Material usado para envelopamento de eletrodomésticos
Disponível na internet em diversos tons, o adesivo de vinil é de fácil manuseio e bem flexível, permitindo a personalização de eletrodomésticos e móveis de diversos tamanhos e formatos.
Assim como os adesivos BOPP, o de vinil também é impermeável, mas ele tem uma camada de plástico que garante maior proteção ao objeto aplicado.
- Adesivo BOPP ou vinil? Conheça aqui as diferenças sobre estes produtos
Este tipo de material é autocolante e de fácil aplicação, permitindo a reestilização de equipamentos antigos em poucos minutos, sem que o cliente fique sem o seu objeto.
Mercado de eventos, bares e restaurantes
O profissional que se especializar na personalização de eletrodomésticos e móveis com o uso de vinil tem um grande mercado para exploração.
Pensando nas grandes cidades, as feiras e eventos abrem espaço para milhares de expositores que querem imprimir a sua marca ao olhar do público e contam com uma boa liberdade de verba para ações que envolvam o branding.
Neste sentido, atuar com uma personalização do vinil em parceria com alguma gráfica vai permitir ao profissional ampliar sua área de atuação.
O mesmo acontece com os bares e restaurantes de diversos portes que querem dar uma aparência singular para o ambiente, sem a necessidade de trocar todos os equipamentos.
Este tipo de personalização permite dar uma cara nova para uma mesa antiga, um freezer com o exterior bem danificado ou mesmo um balcão durante um evento especial, como é o caso do Dia dos Namorados.
Ou seja, os limites de atuação do profissional que faz personalização de móveis e eletrodoméstico ainda não foram estabelecidos e a sua demanda não é restrita a um único setor da economia.
Agora, se você está interessado em entrar nesta área profissional, a sugestão é que busque informações com outras pessoas que já atuam no setor, encontre fornecedores e faça um estudo de mercado para definir o seu preço.
Depois de ver aqui informações sobre o envelopamento de eletrodomésticos, aproveite e veja também: