Toalha para bordar: qual a melhor opção para ganhar dinheiro

Toalha para bordar

O bordado é um método de decoração de tecidos de origem muito antiga. Não se sabe ao certo, mas pesquisadores estimam que ele exista desde a época pré-histórica. Os povos antigos utilizavam ossos de animais como agulha e fibras de vegetais como linhas para decorar roupas feitas com pele.

Isso são só suposições, pois como as ferramentas e tecidos eram de origem orgânica, a decomposição desses itens aconteceu de forma muito rápida. Mesmo assim, sabemos que personalizar as roupas com bordados é um método milenar, mas não sai de moda. 

Além de roupas é possível bordar várias coisas feitas em tecido. A toalha para bordar é um dos itens que podem ser decorados com essa técnica tão antiga e especial.

Desde sua origem, o objetivo do bordado é a decoração, por isso essa técnica foi aprimorada por vários povos, como os egípcios e gregos. Até mesmo na bíblia cita este tipo de trabalho como método utilizado pelos Hebreus para ornamentação de roupas.

Durante o isolamento social, muitos aderiram ao bordado como forma de terapia para diminuir a ansiedade do confinamento. Além de desenvolver a paciência e promover o relaxamento, os benefícios que a técnica traz são comparados aos da meditação, dizem alguns especialistas.

Se você já pratica a técnica ou quer desenvolver essa habilidade, vamos te ajudar a escolher a melhor toalha para bordar.

Neste artigo você também vai entender as diferenças e vantagens de bordar em ponto cruz ou usar o bordado livre.

Tipos de toalha para bordar

Boa parte das toalhas vem com uma faixa de tecido apropriada para o bordado. Elas podem variar de acordo com a cor, tamanho e tecidos, mas geralmente são aveludados ou felpudos feitos em algodão.

Você pode achar toalha para bordar no tamanho adulto que são as maiores e são ótimas para personalizar e para presentear casais que estão compondo o enxoval.

A toalha infantil para bordar também é uma opção muito boa. Pais que estão para ter filhos costumam comprá-las personalizadas com o nome do bebê e com desenhos infantis.

A toalha de rosto é um dos modelos mais populares para usar com a técnica do bordado, pois é ótima e versátil para usar na decoração do banheiro. Com ela, você pode usar a sua criatividade para bordar nomes, desenhos, formas e símbolos.

Tipos de bordado

Há várias técnicas usadas para bordar. Algumas das mais populares são: o ponto cruz, bordado livre, ponto russo, bordado com fitas e o vagonite.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os dois primeiros métodos.

Bordado livre x ponto cruz

Se você deseja aprender a bordar, essas são as principais técnicas que deverá aprender. Esses métodos não são difíceis, muito pelo contrário, eles são os melhores para quem está iniciando nesse ramo de artesanato.

Bordado livre

Essa técnica é excelente para usar em toalha para bordar, pois permite que você use sua imaginação e criatividade. Como o nome já diz, o bordado é livre para você fazer o que tem em mente.

Você não precisa investir muito nesse método. Os materiais para começar são bem básicos e fáceis de encontrar.

Para o bordado livre você pode usar linhas de maeda ou linhas de costura tradicionais. A agulha pode ser de número 7 e 9, a princípio. Você vai precisar também de tesoura e de bastidor, caso queira, pois nesse tipo de bordado não é tão necessário.

Ah, e não se esqueça da toalha para bordar da sua preferência.

Apesar de ser chamado de bordado livre, nessa técnica existem alguns pontos que são mais recomendados. Esses pontos são: O ponto atrás, ponto cheio e o ponto corrente. Esses pontos vão valorizar o seu bordado e livre trazendo mais detalhes e elegância para a peça.

Ponto cruz

Esse é um dos métodos mais antigos e tradicionais nesse tipo de artesanato. É também muito fácil de aprender se você é iniciante. O ponto cruz te possibilita a usar a criatividade em desenhos, nomes, formas e acabamentos mais detalhados na toalha para bordar.

Os pontos feitos em formato de cruz ou X dão um acabamento simétrico nas formas bordadas e os materiais usados nesta técnica também são baratos e fáceis de encontrar.

Você vai precisar de agulhas de ponta grossa, tesoura grande e pequena, novelos de linha de algodão, gráficos que vão te ajudar a guiar o bordado e bastidores. 

Agora que você conhece os tipos de toalha para bordar, as principais técnicas e os materiais que precisa ter para cada uma delas. Que tal investir e começar a aprender essa arte milenar que nunca sai de moda.

Você pode encontrar vídeos na internet que vão te ajudar do nível iniciante ao avançado. 

Além disso, você pode comprar toalha para bordar e revender, garantindo uma renda extra no fim do mês.

Leia também:

Como evitar o endividamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *