Principais vantagens dos alinhadores transparentes

alinhadores transparentes

Você também sonha em ter o sorriso mais alinhado e encantador? Muitas pessoas estão conquistando um sorriso bonito por meio dos alinhadores transparentes! Eles são aparelhos que possuem a função de alinhar os dentes, deixando-os mais bonitos, assim como é o caso dos aparelhos convencionais.

Nosso artigo de hoje falará exatamente sobre isso: a febre dos alinhadores transparentes e quais são as vantagens desse aparelho dentário. Leia e saiba mais sobre ele.

Ele funciona basicamente como um aparelho que possui a função de alinhar e corrigir os dentes de forma rápida, sem machucados, sem desconforto e o principal: de forma sutil.

Por muitos anos os dentistas usaram os aparelhos metálicos como forma de alinhar e corrigir os dentes, eles funcionavam e funcionam muito bem até hoje, porém a tecnologia atual faz com que os novos tratamentos sejam com menos dor e mais previsibilidade.

Esses aparelhos metálicos eram, além de tudo, motivo de vergonha pra quem usava, já que o sorriso ficava escondido por ferros e borrachinhas.

Já o alinhador transparente possui a mesma função de corrigir os dentes do paciente, mas de forma sutil e quase que imperceptível. Além desses benefícios, ele não causa machucados nem desconfortos, permite melhor higienização, já que você pode remove-lo para escovar os dentes.

Todos podem usar?

O uso do alinhador transparente é indicado para todas as pessoas sem restrição de uso, inclusive aquelas com dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes). Sendo assim, pode ser aplicado em crianças e adultos.

Porém, existe uma ressalva. Pessoas com problemas mais severos de alinhamento dos dentes não conseguem realizar o encaixe de forma que o aparelho seja colocado corretamente.

Sendo assim, é possível realizar um tratamento híbrido, com outros tipos de aparelhos, antes de iniciar com o modelo invisível.

Duração do tratamento

A recomendação é que o paciente use pelo menos por 20 horas por dia, retirando apenas para fazer suas refeições, e colocando-o novamente após realizá-las. Importante dizer que deve-se escovar bem os dentes antes de colocar o aparelho novamente.

O tempo de duração do tratamento com os alinhadores transparentes varia muito com o tempo de uso diário do paciente, quanto mais usar, menor será o tempo de tratamento, e isso pode durar de dois a três meses.

O uso da tecnologia é um aliado à esse tratamento. Antes de iniciar, cada paciente realiza uma série de exames de imagem que posteriormente se formará a documentação do tratamento. Um software, que usa inteligência artificial, busca em histórico de outros tratamentos a movimentação necessária.

Esse software mostra, em imagem realística, como ocorrerá a movimentação a cada troca de placa e também qual será o resultado final.

De acordo com a Dra Thais Campregher, ortodontista em Santos especializada em aparelhos invisíveis, o principal benefício é a previsibilidade.

“O paciente sabe exatamente como será o seu novo sorriso ao término do tratamento, além de saber exatamente a data de início e fim”, comenta.

Benefícios dos alinhadores transparentes

Os principais benefícios que os alinhadores transparentes podem trazer são:

  • Facilidade para manuseio, com escovação de dentes e uso de fio dental, pois o mesmo permite que você retire e coloque sempre que quiser;
  • Facilidade de alimentação, pois o alinhador, diferentemente do aparelho fixo, pode ser retirado e colocado antes e após as refeições, permitindo mais mobilidade quanto ao uso;
  • Ele não possui pontas, fios e partes que podem machucar, deixando a boca do paciente sem machucados, e aftas geralmente causadas pelas partes metálicas do aparelho fixo;
  • Maiores resultados, quando o tratamento é feito de forma correta e durante todo o tempo indicado pelo dentista, os resultados dos alinhadores transparentes são melhores que os do aparelho convencional;
  • Manutenção, por ser apenas uma peça móvel ele permite a manutenção com menos gastos deixando o tratamento com um custo benefício mais atraente.

É sempre recomendado que você busque a ajuda de um profissional antes de realizar quaisquer tipos de procedimentos que envolva a sua saúde, isso inclui o uso de alinhadores transparentes ou quaisquer outros cuidados com os seus dentes.

Você já teve ou conhece alguém que passou por um tratamento dentário com alinhadores transparentes? Comente com a gente aqui a sua experiência.

Leia também:

Como evitar o endividamento?

Como aumentar a imunidade para o inverno?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *