H1 NEWS LOGO

PUBLICIDADE

Como aumentar a imunidade para o inverno?

A alimentação balanceada é a chave para ter uma saúde equilibrada e não sofrer com as baixas temperaturas. Veja aqui algumas dicas!
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Como se proteger no inverno?
Como se proteger no inverno?

Com a chegada do inverno, surge também o período em que as pessoas costumam ter mais resfriados e gripes, já que o frio dessa época deixa o organismo mais propenso a essas doenças. Neste caso, é sempre bom aprender como aumentar a imunidade para o inverno para não ter sua saúde comprometida.

A queda nas temperaturas faz com que as pessoas permaneçam por mais tempo em ambientes fechados, o que faz com que os vírus se disseminem mais facilmente. Para evitar a suscetibilidade a doenças, é importante estar atento para a melhoria da imunidade.

De acordo com o médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, uma noite bem dormida, alimentação balanceada, vida mais tranquila e atividades físicas ajudam a melhorar a imunidade, mas não impedem que as pessoas entrem em contato com os vírus.

“Por isso, essas medidas são fundamentais, mas aliadas a fatores de prevenção que são: evitar as aglomerações, manter o distanciamento social, usar máscaras e fazer a higienização frequente com água e sabão ou álcool gel.”

Ele ressaltou ainda que uma das medidas que ajudam a aumentar a imunidade para o inverno é justamente tomar a vacina contra a gripe.

Os quadros alérgicos também tendem a se intensificar nesse momento, ou seja, doenças de hiper sensibilidade respiratória, como rinite e sinusite.

“Alguns pacientes, como os asmáticos, podem ter a asma induzida principalmente por que é um período que chove menos e a dispersão de poluentes tende a ser menor.”

Como aumentar a imunidade para o inverno?

Abaixo você vai encontrar uma série de dicas que vão te ajudar a ter uma saúde mais equilibrada e a passar pelo período de temperaturas mais baixas sem muitos transtornos. Confira!

Alimentação

A nutricionista Vera Salvo destaca que uma alimentação balanceada e variada ao longo do tempo é o ideal para manutenção da saúde. Ela afirma ainda que não existe um único alimento que, sozinho, possa salvar alguém e elevar a imunidade.

“Devemos escolher, principalmente, os alimentos frescos, in natura, evitando o máximo possível os alimentos industrializados, ultra processados que têm muito açúcar, sal, gordura, e acabam sendo pró-inflamatórios.”

Além disso, é preciso cuidar da hidratação, seja com água, sucos naturais ou chás, já que um organismo bem hidratado colabora com a saúde intestinal e a manutenção da microbiota, que funciona com uma barreira contra os micro-organismos nocivos e indesejáveis.

“São como soldadinhos que verificam quem pode entrar e quem não pode e fortalecem o sistema imunológico da mesma forma que auxiliam a absorção de muitas vitaminas e minerais que também contribuem para o fortalecimento”, afirma Vera que também é conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul (CRN-3).

A hidratação contribui ainda para alterar a fluidez do sangue. Ao beber pouco líquido, o indivíduo pode comprometer o transporte de nutrientes, oxigênio, deteriorando a atividade celular. “A desidratação poderia comprometer uma resposta imunológica principalmente reduzindo as células importantes para o combate às infecções”.

Entre os alimentos indicados para contribuir no fortalecimento do sistema imunológico, a nutricionista indica aqueles ricos em vitamina C (frutas cruas, como acerola, goiaba, laranja, limão e verduras cruas, como couve, brocólis), vitamina D (peixes, ovos, laticínios), vitamina E (trigo, azeite, abacate, oleaginosas), ácido fólico (vegetais escuros, leguminosas), zinco (semente de abóbora sem casca, carne vermelha, aves, frutos do mar), carotenóides, que dão a cor alaranjada e avermelhada nos alimentos (cenoura, damasco, manga, abóbora, frutas vermelhas), e óleos ômega 6 e 3 (presente nos peixes, semente de chia, óleo de soja e de canola).

“Os antioxidantes, além de atuar na imunidade, auxiliam na saúde mental, o que também é contemplado quando fazemos uma recomendação geral para o consumo de alimentos in natura. Assim, prevenindo o processo inflamatório, nós auxiliamos a diminuição do hormônio do stress que também deprime o sistema imunológico”, completou.

Estas são dicas que vão contribuir para que você aumente a imunidade para o inverno e fique longe dos plantões dos hospitais.

Aproveite também para ver:

O que é Pix?

Quais são os melhores bairros para viver em SP?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Artigos mais recentes

Você também vai gostar!

Você também vai gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe do sorteio desta semana!

X